quarta-feira, 9 de março de 2011

MANSÃO USADA NAS GRAVAÇÕES DE AMANHECER PODE SER DEMOLIDA




Paraty


A mansão localizada no Saco de Mamanguá, em Paraty, que serviu de cenário para filmagens da saga de "Crepúsculo", do filme "Amanhecer", pode ser demolida. De acordo com as informações do Inea (Instituto Estadual de Ambiente), o proprietário da mansão já foi notificado e tem ciência da construção irregular feita em área de preservação ambiental, na Reserva Ecológica da Guatinga (REG).

O processo de demolição já foi sugerido pelo Inea, e aguarda decisão da justiça.



"Assim como em várias outras residências do Saco de Mamanguá, o proprietário dessa casa já foi notificado e inclusive já recebeu vários autos e multas. Solicitamos a demolição e isso está sendo julgado na justiça" afirmou Daniela Pires, diretora interina de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Inea.


Ainda, segundo o Inea, os diretores e toda a equipe de filmagem de "Amanhecer" solicitaram apenas a autorização para gravar dentro da Reserva Ecológica da Guatinga (REG), e não dentro da casa construída irregularmente.

"Concedemos a autorização para gravar dentro da reserva, e não sabíamos onde eles iriam fazer as filmagens. Independente disso, esperamos que o processo dessa residência culmine na demolição, que é o mais provável nesses casos. Essa casa é a próxima da nossa fila" ressaltou Daniela.



O empresário (proprietário) chegou a recebeu oito multas, no valor de 30 mil reais cada uma. Após o julgamento de diversos recursos, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro solicitou, em 2008, que o empresário demolisse a obra. Porém, como a ordem não foi cumprida, a justiça ordenou que o Estado realizasse a demolição, e que os custos ficassem a cargo do empresário.


"Não queríamos que chegasse a esse ponto. Mas avisamos várias e várias vezes, sem contar nas multas e liminares, mas ele continuou a obra na marra. Tem 10 anos que estávamos avisando, e ele não quis ouvir. Por isso não tivemos outra escolha a não ser a demolição" explicou Daniela Pires.



Via

Nenhum comentário:

Postar um comentário